28/08/20

PIANO EM FOCO em JOÃO PESSOA

por Antonella Franco & Eduardo Sahão

Sala de Concertos Radegundis Feitosa - UFPB - 18:57 h

PIANO EM FOCO é um projeto que abrange com pluralidade o que se refere ao Piano na cidade de Londrina.

Com o intuito de trazer uma nova era para a cultura pianística da cidade, seus concertos, recitais, workshops e concursos tem colocado Londrina na rota da cultura erudita do Brasil. Promovido intercambio de artistas a nível internacional.

Desta vez, eu, Antonella Franco, pianista e curadora do projeto, juntamente com o regente e multi-instrumentista londrinense Eduardo Sahão, iremos a João Pessoa nos apresentar na Sala de Concerto Radegundis Feitosa da Universidade Federal da Paraíba com a Orquestra OSFPB dentro da programação do Laboratório de Música Aplicada da universidade (LAMUSI).

 

Sobre Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI): Desde sua criação em 2012, o Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) estabeleceu-se como um dos principais centros de fomento cultural da cidade de João Pessoa, oferecendo à comunidade, universitária e fora dela, uma intensa programação resultante, sobretudo, da produção dos departamentos de música da UFPB (bacharelado, educação musical e pós-graduação), a partir de formações instrumentais diversas, do erudito ao popular. Sua estrutura conta com a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sede que abriga a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), um dos mais importantes equipamentos culturais da cena cultural brasileira, considerando o seu nível de excelência e seu papel pedagógico na formação de plateia para a expressão musical sinfônica.   

 

ANTONELLA FRANCO, é natural de Londrina, Paraná, iniciou seus estudos de piano ainda na infância e desde então continua aperfeiçoando suas habilidades. Graduou-se em 2004 em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina, onde participou de diversos projetos acadêmicos proporcionados pelo curso.

No período de sua graduação, estendeu seus interesses para área de Arranjo e Piano Popular. Desde 1996 tem participado assiduamente de Festivais de Música nacionais e internacionais, onde participou de masterclass com renomados pianistas como: Gilberto Tintti, Caio Pagano, Gacly Antunes Oliveira, Piotr Oczkowisli, Fernando Corvisier, Miguel Proença, Homero Magalhães, Kazmierz Brzozowski, Tomoko Brzozowski, Young Hyun Cho entre outros. Participou de oficinas de Arranjo, Big band, Música de Câmara, Percepção Musical, Prática de Conjunto de MPB e Jazz e Piano Popular.

Na área educacional, lecionou em vários conservatórios musicais de Londrina, como professora de Piano Erudito, Popular, Teoria Musical e História da Música. Em 2015 esteve presente no VII Encontro Internacional de Pianistas promovido pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Atuou como pianista correpetidora de diversos corais locais, fez participações especiais no Clube de Choro de Londrina, e gravações de CD´s de artistas locais, demonstrando assim grande versatilidade pianística e sensibilidade musical. Ao longo dos anos realizou diversos Recitais de Piano Erudito como solista e como convidada especial. Em 2019 foi solista na Orquestra de Cordas de Lublin (Polônia), onde participou como a primeira brasileira do Festival Internacional de Piano da Polônia. (www.polandfestival.com )

Atualmente concentra suas atividades nas empresas de prestação de serviços musicais, são elas: Mariage Coral & Orquestra (www.mariagecoral.com.br ) e Yes!Today (www.yestoday.com.br), onde exerce a função de pianista,  arranjadora e diretora musical.

Embora muito bem-sucedida no mercado de música, sua paixão pelo piano erudito a motivou a criar o projeto PIANO EM FOCO (www.pianoemfoco.com.br  ), com o intuito de fortalecer a cultura pianística e consequentemente enriquecer a cidade através do piano.

 

Multi-instrumentista e mestrando em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), EDUARDO ASSAD SAHÃO iniciou seus estudos em piano e violão aos 8 anos de idade. Com apenas 16 ingressou no curso superior de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL), juntamente com Comunicação Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Estudou Regência Orquestral com maestros de renome internacional como Alessandro Sangiorgi (Itália), Maurizio Colasanti (Itália), Josep Caballe-Domenéc (Espanha), Daisuke Soga (Japão), Mônica Giardini (Brasil) e Lutero Rodrigues (Brasil). Em 2018, foi selecionado para o 61th International Masterclass in Orchestral Conducting, em Viena (Áustria), onde estudou com o maestro austríaco Johannes Wildner e regeu a United Europe Orchestra. Em 2019, foi destaque na Masterclass de Regência Orquestral com Alessandro Sangiorgi, atual regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo, onde regeu a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) junto à solistas. Sua rica formação instrumental passa pelo estudo de contrabaixo, piano, flauta transversal, violão, bateria e guitarra elétrica, versatilidade esta que deu margem a sua participação como instrumentista em diversas formações musicais. Músico eclético que desconsidera barreiras de gênero musical, é compositor, arranjador e fundador do grupo Senhor Bonifácio e atua como contrabaixista e regente do Mariage Coral e Orquestra.  

Atualmente, reside em São Paulo onde cursa Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuante e pesquisador na área da Educação Musical e Neurocognição Musical, também integra o grupo de pesquisa APREMUS - Aprendizagem Musical na Contemporaneidade e COGMUS – Processos analíticos, criativos e cognição musical. Em 2019 ficou entre os primeiros colocados no Prêmio Villa-Lobos, que premiou os projetos mais inovadores em Educação Musical de São Paulo. 

 

  • Realização:

  • Apoio:

programa

  • Haydn – Concerto para piano em Ré Maior

Intervalo

  • Piazzolla – Oblivion (arr. Oboé, piano e cordas)
  • Joaquim Turina - Scène Andalouse para Viola, piano e cordas