02/10/19

Tributo a Chopin

por Ingrid Uemura

Teatro SESI/AML - 19:30 h
 
A pianista Ingrid Uemura, de São Paulo, fará um grande tributo ao compositor Frederic Chopin (1810-1849). 
Adorado por pianistas e admiradores da música Clássica de todo o mundo e não por acaso. Toda a obra existente de Chopin tem o Piano como protagonista, e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.
 
Ele inovou com novas formas musicais, como a balada, e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos.
Suas obras são apresentadas nas salas de concertos por todo globo, e também no Teatro SESI/Londrina.
 
INGRID UEMURA
Iniciou seus estudos aos 5 anos de idade com as professoras Maria Aparecida Mattos e Tatiana Mattos em Santo André, no estado de São Paulo. Em 2012, passou a residir em Guararema e começou a estudar com os pianistas Diego Novaes e, posteriormente, Danilo Santana. Em meados de 2015 passou a integrar a classe de piano erudito da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP - Tom Jobim), onde estuda com o pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi. Paralelamente, estuda na UNESP, onde o pianista Nahim Marun atua como seu coordenador. Ingrid participa assiduamente de master-classes com renomados pianistas e professores, como Ingrid Sotolarova, Joseph-Maurice Weder, David Korevaar, Guigla Katsarava, Ney Fialkow, Fabio Luz, Denis Pascal, Mauricy Martin, Ricardo Castro, Jean-Louis Steuerman e Cristian Budu.
Premiada em vários concursos, tendo conquistado a 3a colocação no Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, Concurso Nacional de Piano Pró-Música, em Campinas e no Concurso Nacional de piano de Uberlândia, onde também ganhou o prêmio de melhor intérprete de Sérgio Vasconcellos-Corrêa das mãos do próprio compositor. Recebeu o 2o lugar no Concurso Nacional Casa da Música, em Porto Alegre, e no Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.
Ano passado ganhou o IV Concurso Interno para jovens solistas com a orquestra de cordas da Emesp e apresentou-se com o concerto n.23 de Mozart no Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Ganhou o 1º lugar no Concurso Nacional Souza Lima, no Concurso Latino-Americano de Piano realizado na cidade de Curitiba e no I Concurso de Guarulhos – GruPiano.
Recentemente foi aprovada como bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

 

  • Realização:

  • Apoio:

programa

Frederic Chopin

Valsa op.18

Estudos op.10 n.1,3,4,5 e12

Noturnos op.55 n. 1 e 2

Sonata n.2