18/05/22

Uma Vida para Música - Magdalena Rauch Souto

por Magdalena Rouch Souto

Espaço AML Cultural - Rua Maestro Egídio, 130, - 20:00 h

Resgatar a história do piano Londrinense é parte da missão do projeto PIANO EM FOCO.

O Espaço AML CUltural recebe, no dia 18 de maio, a partir das 19h30, a pianista londrinense Magdalena Rauch Souto. Com uma trajetória musical de muitos anos, a professora e organista reúne obras didáticas reconhecidas em Conservatórios e Escolas de Música em todo o Brasil.

 “A minha paixão pela música iniciou aos sete anos de idade. Aos 15 decidi ser professora de piano e fiz estágio para aprender a dar aulas. Estou muito feliz com o convite da AML e com esta apresentação, é um presente de Deus em minha carreira de pianista, organista e escritora de livros didáticos”, diz Magdalena.

Dona de uma sólida carreira, Magdalena atuou como professora de música durante 60 anos, contribuindo com a formação de alunos e professores de Londrina e região. Possui um extenso acervo didático, com mais de 50 exemplares autorais lançados sobre técnicas no órgão eletrônico e no piano. Já ministrou palestras e seminários em todo Brasil, seguindo a orientação da metodologia “Gênios do Teclado” para curso de órgão. Em 1993, participou de um concerto a dois pianos com Vera Lucia Giovanetti, em Londrina, no antigo Auditório do IBC. Em 2002, realizou um solo de piano na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, durante o Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade. Em 2011, gravou o seu primeiro CD com obras autorais e obras de compositores consagrados como: L.V. Beethoven, F.F. Chopin, R. Schumann, C. Debussy   no piano.

Sobre Magdalena Rauch Souto – A londrinense Magdalena Rauch Souto iniciou os estudos de piano em 1947. Sua maturidade como autora, professora, pianista e organista reflete em suas obras, que atualmente contam com 27 volumes para órgão eletrônico e seis volumes para piano, além de duas obras voltadas para educação musical. Suas Literaturas percorrem o Brasil em diversas escolas de música, conservatórios e festivais. Seus arranjos são conhecidos por diversos compositores brasileiros, como: Tom Jobim, Chico Buarque, Tito Madi, Marcos Vale, Sivuca, Reinaldo Mathias Ferreira, entre outros, cujas músicas Magdalena publicou com arranjos próprios. A sólida formação e inexorável carreira musical transmitem aos seus alunos os conhecimentos adquiridos em 71 anos de estudo e dedicação à música. Desses, 55 anos foram como professora, oferecendo formação técnica superior em piano.

 

 

programa