24/11/20

Workshop - Diego Caetano

por DIEGO CAETANO

Teatro SESI/AML - Londrina - 15:30 h

DIEGO CAETANO, nascido no Brasil, é considerado pelo jornal italiano La Stampa um pianista dotado de “técnica e musicalidade brilhantes.” Concluiu o Doutorado em Artes Musicais - Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA), o Mestrado em Música pela Universidade de Wyoming (EUA) e o Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Goiás. Caetano estudou sob a orientação de Dr. David Korevaar, Bob Spillman, Dra. Theresa Bogard, Dra. Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça. Dr. Caetano também estudou com Dr. Nadezhda Eysmont no Conservatório de São Petersburgo, na Rússia.

Dr. Caetano foi laureado em mais de cinquenta concursos nacionais e internacionais de piano, incluindo: Concurso Internacional de Piano de Bucareste Romênia (2018), Grand Prix Virtuoso de Londres (2016), Concurso Internacional de Concerto "Shining Stars" (2014), Conservatory Music in Concurso de Concerto Mountains (2013), Concurso Internacional de Piano Jefferson Symphony (2013), Concurso de Piano Snowy Range (2012), MTNA - Steinway & Sons (2011), Concurso de Piano "Spartacco Rossi" (2010), Concurso de Piano "Arnaldo Estrella" (2008), etc. Também ganhou prêmios especiais, incluindo Melhor Intérprete de Compositores Brasileiros, Melhor Intérprete de Compositores Espanhóis e Prêmio de Excelência em Performance.

Diego Caetano atua amplamente como solista e camerista e tem se apresentado nos EUA, Brasil, Chile, Europa, Ásia e África, incluindo o Carnegie Hall de Nova York, Philia Hall de Yokohama, Palacio da Foz de Lisboa, Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro e em Londres, no Royal Albert Hall. Destacam-se também apresentaçōes de Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí; Segundo Concerto para Piano de Chopin com Orquestra Sinfônica de Goiânia, Nova York Concerto Sinfonietta; Segundo concerto para piano de Rachmaninoff com a Filarmônica de Boulder; O concerto de Ronaldo Miranda com Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; Como uma Ola de Fuerza e Luz, de Luigi Nono, com Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de maestros como Michael Palmer, Guilherme Berstein,Paul Hostetter, Neil Thomson, Rodrigo de Carvalho, Joaquim Jayme, Daniel Guedes e outros.
Foi recitalista no Grand Teton Music Festival, no PianoFest de Belo Horizonte, no Conservatory Music of the Mountains de Durango, Asia-Pacific Saxophone Academy na Tailândia e no Festival Internacional de Música de Brasília. Defensor da música contemporânea, estreou obras dos compositores Robert Spillman, Anne Guzzo, Guilherme Bernstein, Marlos Nobre e Roger Goeb. Caetano é membro do Duo Lispector com o violinista russo Evgeny Zvonnikov e membro do Resch-Caetano Duo com o tenor alemão Richard Resch.
A temporada atual inclui apresentações nos EUA, Espanha, Reino Unido, China, Taiwan, Romênia, Portugal, Sérvia, Rússia, Brasil e Suíça.

Caetano mantém uma agenda ativa como educador, tendo ministrado master-classes e sido parte de júri em concursos ao redor do mundo. Fez parte do corpo docente na Universidade do Colorado em Boulder, na Universidade de Wyoming e no Casper College. Atualmente, é professor associado de piano no Amarillo College. Caetano é um artista Shigeru Kawai.

  • Realização:

  • Apoio:

programa

EM BREVE