"Em Terras Brasileiras" - COMPOSITORES BRASILEIROS

Publicado em 20/12/2022

 

"Em terras brasileiras"  é um recital idealizado pela pianista Antonella Franco onde homenageia o Brasil, interpretando obras que ajudaram a escrever a identidade cultural brasileira por meio da música.

Em 2022 dedicou-se ao estudo e a pesquisa deste repertório, resultando em workshops, masterclass e recitais no paraná, amazonas e Estados Unidos. E hoje finaliza a temporada em sua cidade natal.

EM TERRAS BRASILEIRAS

Pátria mãe gentil, é a definição perfeita do nosso país.

Seu rebento daqui se deleitou: tupis, guaranis, tupinambás....

Tornou-se lar dos europeus e o castigo dos escravizados, mas a todos aqui os acolheu.

A nossa identidade musical é a mistura de um pouco de tudo isso, mas a sua construção é um processo ainda recente.

O surgimento dos primeiros salões e teatros no século XIX, além de privilegiar o uso do piano, alimentou o comércio de música na sociedade.

O piano tornou-se obrigatório nos saraus dos solares das cidades, nas casas-grandes do campo, nas casas de venda de partituras e de instrumentos musicais, nas salas de espera dos cinemas, nas orquestras do teatro de revistas e nas sedes dos ranchos.

A influência exercida pela Europa na sociedade brasileira é evidente durante o reinado de Pedro II.

As ideias de progresso, civilização, moderno e bom-gosto eram representadas pela Europa (...). O desejo incontido de se parecer na forma e no conteúdo, se revelaria de maneira espantosa no Brasil.

As danças, como valsas, polcas e mazurcas eram moda nos salões da Europa e vieram influenciar diretamente o repertório produzido e executado no Brasil do segundo reinado.

Da segunda metade do sec XIX à primeira metade do sec. XX, na busca pela emancipação cultural da Europa e a construção de uma estética brasileira, compositores como Brasilio Itiberê, Alberto Nepomuceno, Fructuoso Vianna e Villa Lobos, começam a inserir elementos folclóricos brasileiros em suas composições de forma exímia, e as manifestações populares de rua como as serestas, os maxixes, lundus, frevos e as rodas de choro foram e ainda são fontes de inspiração para a criação da nossa identidade musical.

O recital nos conduz pelas obras mais emblemáticas do repertório pianístico brasileiro e seus compositores. 

Clique sobre as imagens abaixo para conhecer brevemente sobre os compositores abordados:

Deixe seu comentário