O Tesouro de Tiradentes - MG

Publicado em 25/09/2022

Recentemente tive a grata oportunidade de conhecer Tiradentes - MG, uma cidade repleta de história, cultura, beleza e evidentemente inspiradora. 

Entre tantos encantos e surpresas, conheci o Órgão histórico da Igreja Matriz de Santo Antônio, e da melhor forma: ouvindo.

A organista e pianista Adriana Abid Mundim pretigiou o público com um repertório cuidadosamente selecionado para o peculiar ógão, passando por Bach, Haendel entre outros.

O Órgão é um tesouro único e em pleno funcionamento com 240 anos de sua existência. Ouvi-lo é uma experiencia que tráz inumeras reflexões sobre o tempo, nossa cultura, a jornada histórica ocidental e óbviamente: o deleite inegável.

Abaixo, um breve histórico sobre o instrumento:

" O órgão de tubo de Tiradentes foi comprado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento por 202 mil réisem 1779 na cidade de Porto, Portugal, sob o reinado de D. Maria I e transportado no ano de 1788 para o Brasil.  Ele chegou através de navio no Rio de Janeiro e foi trazido através das montanhas de Minas em 11 caixotes no lombo de mulas. A Vila de São José do Rio das Mortes, hoje conhecida com Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares.

 O instrumento dispõe de um manual com 4 oitavas e 15 registros, sendo 8 para a região aguda e 7 para a grave, não possuindo pedal. A caixa foi projetada por Salvador de Oliveira e esculpida por Antonio Rodrigues Penteado e Antonio da Costa Santeiro. Em 1798 Manuel Victor de Jesus confeccionou uma armação suntuosa para a caixa. Nela está escrito um trecho bíblico em Latim: "Louvai a Deus com tímpanos e coros, louvai a Deus com cordas e órgão". Finalmente, no mesmo ano, Francisco de Paula Oliveira Dias (filho de Manoel Dias de Oliveira), foi o primeiro organista a tocar o órgão da Matriz."

 

Deixe seu comentário