PIANO EM FOCO - Em Terras Estrangeiras

Publicado em 06/12/2022

Ouvimos desde cedo que a música é uma linguagem universal, embora haja controvérsas, uma coisa é fato: A Música é um encanto universal.

 

Em 2022 o PIANO EM FOCO fez sua primeira produção internacional, promovendo junto à Embaixada Americana e às universidades Eastern Kentucky University (E.K.U.) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM): o INTERCÂMBIO DE PIANO E REGÊNCIA 2022.

Entre muitos desafios, o resultado não poderia ter sido melhor. O intercâmbio das culturas brasileira e estadunidense abriu novos horizontes para os alunos das universidades, além de empolgar as comunidades de ambos países com a música estrangeira, claramente evidenciado nos olhares e calorosos aplausos.

A primeira etapa do projeto ocorreu em Manaus - Amazonas. A UFAM, representado pelo Dr. João Gustavo Kienen,  recebeu em seu campus o pianista Bernardo Scarambone (EUA) e o regente americano Andrew Putnam (EUA), ambos docentes da E.K.U. 

Uma semana repleta de atividades, entre elas masterclass, workshop, palestras, ensaios de orquestra e um concerto no histórico Teatro Amazonas, realizado pela parceria do regente Andrew Putnam com a Orquestra Filarmonica Amazonas.

O impacto com os alunos foi perceptível no interesse com a música estadunidense e na possibilidade de intercâmbio de alunos, motivação para participação em concursos e em especial na dedicação aos estudos.

"O concerto foi um grande sucesso obtendo público de aproximadamente 700 pessoas com ampla repercussão na mídia local. O público recebeu o evento com grande empolgação e alegria, o programa foi muito bem construído e manteve a atenção do público em todo os seu transcurso. O público especializado comentou sobre as excelentes performances e opções interpretativas inovadoras para o repertório apresentado, levando a uma reflexão importante sobre as opções interpretativas no repertório de música estadunidense. O público leigo se manifestou encantado e empolgado com a riqueza da música apresentada e o primor dos músicos.

Os espectadores desde crianças até a terceira idade ocuparam o teatro, em especial, relato uma experiência muito bonita: O encontro do maestro Andrew Putnam e o pianista Bernardo Sacarambone com crianças de banda escolar ao final do concerto. As crianças eufóricas queriam mostrar o trabalho que é desenvolvido na escola delas com banda de sopros, e os vídeos que mostraram ao regente eram de música que ele conhecia e dali se desenvolveu um diálogo interessante. Também o maestro da banda da escola estava presente e manifestou interesse e aprofundarmos o intercâmbia também nesta área." - essas são as palavras do colaborador Dr. João Gustavo Kienen.

 

Empolgados com o retorno positivo do projeto em terras brasileiras, partimos para segunda etapa, em Kentucky - EUA.

Recebidos pela E.K.U., a pianista e curadora do projeto PIANO EM FOCO, Antonella Franco e o Dr. João Gustavo Kienen, foram responsáveis de levar um pouco da sua cultura natal em terras estrangeiras.

Ministraram aulas particulares para alunos de bacharelado e mestrado em piano, além de palestrarem sobre a música brasileira erudita à comunidade leiga. Ofereceram vários recitais pelo estado de Kentucky e foram muito bem recebidos por todos que foram abraçados pelo encanto da música brasileira.

 

Enfim, 2022 aproxima-se do fim com muitas histórias, conquistas e perspectivas. PIANO EM FOCO aponta para 2023 com novos desafios e pleno de motivação.

Nos encontramos lá!

 

Deixe seu comentário