Um começo entre amigos...

Publicado em 04/03/2019

Em 2018 nasce o PIANO EM FOCO, um projeto a princípio sem grandes pretensões que foi ganhando forma e conquistando espaço na nossa querida Londrina. Com apoio do Centro Cultural SESI/AML, sem o qual nada seria possível, subiram ao palco verdadeiros pianistas, mas antes de tudo amigos! E não existe melhor forma de começar um projeto, se não na companhia deles.

Foi nos Festivais de Música de Londrina que conheci ainda jovem muitas pessoas dentre elas amantes da música, aspirantes músicos e outros já músicos. Fiz amigos, conheci talentos, fui inspirada! 

Portanto é uma alegria entender hoje, que boa parte dessas pessoas que conheci, que, ainda outrora muito jovens e com futuro desconhecido, hoje sobem ao palco não mais como sonhadores, mas como pianistas profissionais. E foi num desses festivais que conheci Paulo Meirelles.

Natural de Astorga-PR, nos agraciou com um recital memorável. Ainda me recordo daquele menino alegre e otimista que sonhava e hoje pianista de carreira. O Piano o levou para longe, e hoje vive em Paris-FR, onde faz Doutorado na Universidade de Sorbonne. Quanto orgulho para nós paranaenses!

Não foi diferente com João Itimura Alves. Entre os alunos dos festivais ele era muito conhecido por ser aquele menino quieto, meio tímido, mestiço e prodígio! Falava muito mais com as notas que com as palavras. Hoje se tornou um médico, nada tímido e muito querido por nós londrinenses. Fez dois recitais na primeira temporada, o primeiro dividi o palco com ele e tocamos somente Chopin....e que Chopin! Sua interpretação prodigiosa carregada de sentimento empolgou a platéia que o aplaudiu de pé. Para o segundo recital "degustamos" a famosa Sonata Patética de Beethoven. Seu talento é digno de qualquer palco do mundo! Quanta alegria...

Leonardo Mena Cadorin também foi um desses encontros de festivais. É de Santa Catarina, mas a muito tempo vive na capital paranaense onde concluiu seus estudos de Bacharel em Piano pelas Belas Artes de Curitiba, sob a tutela da respeitadíssima pianísta Olga Kiun. Trouxe para Londrina um repertório de peso que interpretou com muita paixão: Brahms e Schumann. 

Mas nem só de festivais se fez o PIANO EM FOCO.

A vida me agraciou com a doce Bárbara Garla Stegmann. Eu a conheci ainda menina-moça no conservatório onde estudei e lecionei por anos. Se destacava por sua musicalidade e dedicação. E ela provou que essas duas qualidades juntas se faz uma ótima música. Subiu ao palco do PIANO EM FOCO tocando uma belíssima sonatina de Bartòk.

Uma das surpresas que a vida me trouxe foi ter conhecido a talentosíssima Taíssa Cunha. De origem portuguesa , casou-se com o violonista Yuri Marchese em Avieiro - PT quando ambos estavam fazendo mestrado em terras lusitanas. É uma pianista de mão cheia, coleciona prêmios e tem vasta expêriencia em recitais pela Europa e promete um futuro brilhante ao piano. Está de passagem por Londrina, e tivemos a sorte de assisti-la tocando. 

Enfim, foram com estes amigos que o PIANO EM FOCO nasceu, e foram eles que o projeto adquiriu credibilidade e confiança. 

Vocês abriram as portas para segunda temporada.

Desejo um ano de muita música para voçês, e que em 2019 o PIANO EM FOCO nos dê mais amigos, mais música e mais cultura para nossa Londrina.

 

Antonella Franco. 

 

 

 

 

Deixe seu comentário